quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TEMPERANDO O CHOCOLATE (CHOQUE TÉRMICO)


O chocolate Nobre, aquele chocolate puro, após ser derretido, deve passar pelo processo de resfriamento para que ele se reestruture e possa ser desenformado. Se não for feito este processo, simplesmente o chocolate não endurece.

Há muitas maneiras de fazer este resfriamento ou temperagem, como algumas pessoas dizem. Vou postar uma destas maneiras aqui.

PROCESSO DE TEMPERAGEM DO CHOCOLATE

. Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas na potência média por cerca de 2 m mexendo sempre, mantendo a temperatura entre 40ºC e 45ºC.
.Despeje 3/4 do chocolate derretido sobre uma superfície de mármore. Trabalhe com uma espátula até que ele encorpe e chegue a uma temperatura entre 26ºC e 27ºC. Teste a temperatura em seu lábio inferior, você deve sentir que o chocolate está frio.
.Acrescente esse chocolate resfriado ao restante e misture para homogenizar. Um teste bom para ver se o chocolate está bem temperado é molhar a ponta de uma faca no chocolate e levar à geladeira por cinco minutos. Se após esse período ele estiver duro, brilhante e sem manchas, significa que foi corretamente temperado.

Este é um dos processos de temperagem. Se alguém tiver outra maneira e quiser compartilhar seria ótimo, afinal estamos aqui para trocarmos experiências.
Colocarei o crédito para quem enviar receitas.

5 comentários:

  1. Outra maneira é após derreter o chocolate, é transferí-lo para uma marinex limpa e seca, e cplocá-la dentro de outra vasilha com água. E ir mexendo até a temperatura correta. Tomar cuidado para não cair água no chocolate. Prefiro fazer assim pq suja menos e não corre o risco de esfriar demais.

    ResponderExcluir
  2. [b]Verlani, obrigada pela colaboração!

    ResponderExcluir
  3. muito bom me ajudou muito esse modo de colocar em banho maria frio, realmente faz menas sujeira

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela dica me ajudou muito

    ResponderExcluir